King’s College Scholl
- Localização: Cascais, Portugal
- Solução: Estudos e Projetos
- Tipo: Ensaios, prospecção e estudos
- Arquitectura: Promontório Arquitectos
- Cliente: Betar
- Âmbito: Estudo Geológico e Geotécnico
- Projecto: 2021-2022
- Ver no Google Maps
King’s College Scholl
- Localização: Cascais, Portugal
- Solução: Estudos e Projetos
- Tipo: Ensaios, prospecção e estudos
- Arquitectura: Promontório Arquitectos
- Cliente: Betar
- Âmbito: Estudo Geológico e Geotécnico
- Projecto: 2021-2022
- Ver no Google Maps
A Geotest e a Betar foram responsáveis pelo estudo geológico e geotécnico e projeto de Escavação e Contenção Periférica e pelo projeto Fundações e Estruturas, respetivamente, do King’s College School, cuja arquitetura foi assinada pelo atelier Promontório.
O complexo foi instalado numa antiga pedreira, na zona de Cascais, tendo sido necessária a realização de vários trabalhos de prospeção geotécnica para que o edificado aproveitasse os “acidentes” topográficos existentes para reduzir o impacto paisagístico. Prevendo-se que uma parte significativa do programa dos edifícios fosse enterrado, foi necessário proceder previamente à realização de escavação com recurso a taludes e uma contenção periférica, ancorada.
O Estudo Geológico Geotécnico foi realizado entre Dezembro de 2021 e Janeiro de 2022 e compreendeu a realização de doze sondagens mecânicas (S1 a S12), com furação à rotação, acompanhadas, sempre que possível, da execução de ensaios de penetração dinâmica (SPT) com espaçamentos da ordem de 1.5 m. A realização dos ensaios SPT permitiu a recolha de amostras remexidas para observação macroscópica dos terrenos ocorrentes em profundidade e o processo de furação à rotação possibilitou a recolha de amostragem contínua nos maciços rochosos intercetados e nos aterros essencialmente pedregosos. Em dois dos furos de sondagem executados (S2 e S5) procedeu-se à instalação de tubo piezométrico.
Em Fevereiro de 2022, como restavam dúvidas nos solos não prospetados, nomeadamente na zona do campo de Rugby e nas zonas de construção de vias rodoviárias, foram ainda abertos 8 poços de inspeção visual para se conhecer os solos até 4.0m de profundidade.
O Campus Escolar de Ensino Internacional engloba todos os níveis escolares do 1º ao 12º ano e foi dividido entre Primary e a Secondary, com espaços comuns como a Sports Area (que inclui um pavilhão gimnodesportivo, ginásios, piscina, campo de futebol, basket e campos de ténis); Arts Centre (com um Auditório, palco e backstage); Cafeteria, Refeitório, Área Administrativa, Parque de Estacionamento, campos de jogos desportivos exteriores e ainda um edifício Boarding (tipo dormitório) com todos os serviços que permitam a alunos deslocados viver no Campus.
